Nossa Missão

EDUCAR PARA A SENSIBILIDADE ILUMINANDO AS PESSOAS E GRUPOS ATRAVÉS DA ARTE!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Agosto com gosto de Danças Circulares Sagradas!


O Ilumina inaugurou em julho e no segundo mês de sua existência já conta com belíssimos grupos iluminando o espaço! Pessoas que buscam a verdadeira essência do canto, do som, e do movimento: iluminar a si próprio e os que nos rodeiam para que a vida tenha outros tons e sons!
Em agosto iniciamos um grupo de Danças Circulares Sagradas.Tendo curiosidade,MARQUE UMA AULA EXPERIMENTAL e entre neste círculo!
As aulas acontecem nas segundas das 10h às 11h para iniciantes e melhor idade e nas quartas das 19h30 às 20h30 para iniciantes.

Como acontecem estas aulas?

No círculo das Danças Sagradas utilizamos músicas étnicas, clássicas e new age. Dançamos de mãos dadas; cantamos as raízes, o folclore, o regional e a oração dos diversos povos e culturas do planeta. Os passos vão dos mais simples aos mais elaborados. Mas o enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica, e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os companheiros.

Suavemente, em meio a muita alegria e também a muitos momentos de introspecção, a pessoa que está na roda se percebe como um ser humano íntegro. Isto porque a Dança Circular auxilia o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, metafórica e transcendental.

Porque são Sagradas?

O termo Sagrado traz sempre alguma espécie de tensão... Parece que o sagrado está sempre comprometido com alguma religião.
Na realidade, a Dança Circular se torna Sagrada a partir do momento em que os participantes entram em contato com sua essência, em contato com a parte de seu ser que está intimamente conectada com algo transcendental. No momento desse contato temos a união de espírito e matéria e a possibilidade da criação. O ser humano se torna um ser íntegro quando se torna criativo. A partir daí ele tem a trindade dentro de si.
Nestes dias, o que está sendo pedido pela comunidade ao indivíduo atuante? Uma postura íntegra e criativa. O indivíduo que consegue se sobressair da maioria é aquele que cria e que, portanto, está em contato com sua essência divina.
É difícil falar em sagrado, divino, alma, espírito etc? Sim, é difícil. A humanidade está no momento de resgatar essas palavras e conceitos numa oitava superior de sua evolução, deixando para trás antigos dogmas e preconceitos incutidos ao longo dos séculos. E esse trabalho de reciclagem de conceitos como divino e sagrado é feito nas Danças Circulares Sagradas de uma maneira alegre e suave, preparando o ser humano para uma nova etapa da humanidade onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.

(Renata C. L. Ramos no livro: Danças Circulares Sagradas, uma Proposta de Educação e Cura - ed. TRIOM))


Esperamos você por lá para dançar! Querendo saber de outros cursos de canto e musicalização, entre em contato!
Abraços dançantes e muita luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário